sexta-feira, 20 de abril de 2012

Manual do Otaku - Anime & Mangá?!



Ando sem idéias do que postar aqui então acabei recorrendo novamente a minha coletânea quase jogada  as moscas, e esta parte dela fala de onde surgiram o anime e o mangá, o que são, etc, etc... a fonte que a criatura usou para escrever este post foi a wikipédia, mas como todos que me conhecem tem pelo menos alguma noção de que eu não confio nela como uma fonte de informações, este seria o único post da minha coletânea que foi estupidamente revisado, reescrito, e analisado, e reduzido também. 


O que é anime[versão quase de um dicionário]?

Anime, é como chamamos animação japonesa, e apenas isso é anime, porém para os japoneses, anime é tudo que seja desenho animado, independente de origem ocidental ou oriental, enquanto pra nós, anime só é anime se for do Japão[é mais ou menos isso].

História

Eu realmente poderia publicar um monólogo de 150 linhas sobre essa parte apenas usando Ctrl + c e Ctrl + v, mas nem eu estava conseguindo me manter interessada[e acordada], tentando ler como estava, então fiz de um jeito mais fácil, pesquisei tudo de novo, e agora com uma fonte legal e resumida, a Mundo estranho.

Lendo os sites da mundo estranho, e todo o texto que eu já tinha, há algo em comum em todos eles, além de todos falarem sobre o mesmo assunto. O mangá surgiu, por volta de 1814, e naquela época não passava de caricaturas e ilustrações baseados na cultura japonesa, e o mangá moderno, cheio de caras e bocas que muitos amam hoje em dia só foi surgir muito tempo depois, quando artistas japoneses entraram em contato, descobriram, viram[não sei o termo certo pra falar isso], com os cartuns ocidentais, e quadrinhos clássicos da Disney, com uma criação de Osamu Tezuka e Shin Takarajima, A nova ilha do tesouro, de 1947.

Osamu Tezuka, com sua obra não só definiu as características do mangá que conhecemos, como se consagrou como o Deus do mangá/Pai do anime. Aqui uma biografia relâmpago[um tanto longa] de Tezuka:

10005Osamu Tezuka nasceu em 3 de novembro de 1928, desde muito pequeno adorava desenhar seus própios mangás inspirado por sua paixão pela natureza, pelas histórias infantis que sua mãe contava e motivado por sua curiosidade gigante por tudo, criou desde pequeno histórias que já mostravam em parte alguns elementos que iriam está presentes em muita de suas obras. Apaixonado pelo teatro e pelo cinema,  seu gosto pelas animações começou desde a infância com os filmes que assistiu no projetor de seu pai. Gato Felix, Popeye e Mickey Mouse,  são alguns exemplos de animações que assistiu quando criança. Ele adorava o trabalho de Walt Disney e sempre o tomou como uma das inpirações para criar animação, sonho que realizaria décadas depois e que seria um divisor de águas para animação Japonesa.

Sua vivência no periodo da segunda grande guerra o ensinou e o inspirou durante toda a sua vida. Além de seu trabalho com mangá, se tornou doutor em medicina, embora nunca tenha clinicado.  Durante alguns anos como mangaka frequentou o cinema com tamanha acenuidade que dizia assistir cerca de 365 filmes por ano. Junto de seus ajudantes e em suas famosas fugas dos editores, chegava a assistir de 6 a 10 filmes por dia.

Tudo isso gerou nele cada vez mais a vontade de criar suas própias animações. Na década de 60 após comprar a famosa mansão de paredes brancas em que viveria com sua família, e motivado com o bom momento pelo qual a animação cinematográfica e comercial Japonesa passava, começou junto de jovens animadores a produzir suas primeiras aninações ali mesmo em um cômodo separado de sua casa, com o equipamento que comprara antes mesmo do terreno da mansão. Estava criado o Tezuka Osamu Production Dohga-bu (Produtora Osamu Tezuka – Departamento de animação), apesar do nome provisório, o departamento possuia apenas uma dúzia de membros.

Em agosto 1961, nasce o primeiro filho de Tezuka, a mesma época em que ele começava sua empreitada pelas animações. Ao lado de sua casa começara também a construção do estúdio de animação. Os membros deste, começaram um concurso para decidir entre si, qual seria o seu nome. E  o novo estúdio se chamaria Mushi Production. Mushi (inseto, referenciando o pseudônimo de Tezuka quando criança, OsaMushi), Mushi de  Manga no Mushi (louco pr mangá), e de  Anime no Mushi (louco por animação),  e também de Mushi (Imortal).


Em abril de 1962 fica pronto o primeiro estúdio da Mushi Production. Desde o início o estúdio era voltado para criação de filmes de animação experimental, uma das paixões de Tezuka que lhe rendeu diversos prêmios ao redor de sua carreira nas animações, mas em 1962 sua equipe sugeriu a idéia de fazer uma série de animação para TV Japonesa, até então os seriados de animação para TV no Japão eram todos importados dos Estados Unidos. Foi então qeu começou o projeto daquele que seria a primeira série de animação Japonesa para TV, apesar de antes de Tetsuwan Atom (Astro Boy) animações contando diversas histórias curtas já tivessem sido apresentadas,  nada neste nível havia sido feito no Japão até então.

Com o baixo orçamento foi necesário testar diversas técnicas para diminuir o quantidade de quadros e a utilização de algumas destas técnicas persistem até hoje. A idéia da Mushi Production ao oferecer a produção de animações para TV é fazer isso focando mais em um bom enredo e não tanto na animação, mesmo assim as cenas de animação não deixavam a nada a desejar para as animações da época.

Era o início de uma nova história nas animações Japonesas o início da história do que hoje é considerado por muitos o maior e melhor mercado de animação do mundo. E tudo começou de fato no dia 1º de janeiro de 1963 quando estreiou Astro Boy na tv Japonesa. Ele chegou a atingir uma audiência de mais de 40%, em outras palavras, se tornou um mega-sucesso. E apesar da dificuldade de manter a produção semanal com  a pouca equipe, todos o membros da Mushi Production davam tudo de si. Eles e o mestre Tezuka merecem todas as honras, pois eles deram o início a história das séries de animação para TV no Japão.

Astro boy se tornou a imagem das animações Japonesas e a inspiração para uma gama de animadores, roteiristas, diretores e todos os profissionais envolvidos no trabalho de animação.

Astro Boy já era um ícone das animações Japonesas na primeira metade dos anos 60, mas o que ninguém esperava é que ele se tornasse também um ícone mundial ainda naquela década. A NBC, principal TV dos EUA na época, comprou os direitos de exibição de astro boy e deu início a saga internacional das animações Japonesas.

Tezuka continuou a produzir diversas animações semanalmente, alguns baseados nas histórias de seus mangás, outros em histórias originais, neste meio tempo ele continuava também desenhando seus mangás e fazendo as suas animações experimentais, um dos xodós de Tezuka.

E m 1965 estréia Jungle Tatei baseado no mangá homônimo de Tezuka, foi o primeiro anime Japonês para TV a cores, enquanto isso Tezuka preparava a animação Wonder three (W3), além disso, entre 1964 e 1966 diversas produtoras produziram séries baseadas nas obras de Tezuka. Jungle Tatei, re-titulado como “Kimba, o leão branco” foi exibido na NBC e o sucesso internacional foi ainda maior que o de Astro Boy (Kimba, o leão Branco também foi exibido no Brasil). Tezuka sempre foi um fanático por animação e numa época em que a animação para tv era moda e estava se tornando um produto comercial, Tezuka continuava procurando sempre algo de qualidade, chegava a reexibir episódios de astro boy e descartar o que deveria passar na semana por não achar o episódio bom, nesta época a história original do mangá que fora publicado por  14 anos já acabara e os roteiros para a animação tinham que ser originais, um trabalho que despunha de um tempo que Tezuka não provinha por isso outros roteiristas da Mushi Production elaboravam estes episódios e Tezuka aprovava ou não. Ainda na década de 60 A princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi) também ganhou sua versão animada, nesta época a Mushi Production já era uma produtora de grande porte com sede agora em Ikebukuru.

Mesmo com o pouco tempo, Tezuka continuou com a criação de animações experimentais e se tornou um dos mais famosos defensores deste estilo que já existiu.

No final dos anos 60 e começo dos anos 70, Tezuka começou a criar roteiros e produzir longas de animação, dos quais um dos mais famosos foi Cleópatra de 1970 baseado na história da famosa rainha do Egito, uma produção com teor mais adulto, com algumas cenas de nudez. Apesar de incomum para época Cleópatra foi um sucesso de bilheteria e foi um dos prmeiros longas de animação voltados par o público mais adulto exibido nos cinemas Japoneses.

No início dos anos 70 a Mushi Production entrou em crise interna, dividida em duas opiniões, uma que queria que a esta se consolidasse como empresa a outra que continuava achando que deviam criar conforme as idéias de Tezuka, esta crise acabou por culminar na saída de Tezuka. Tezuka estava bastante triste por sair da produtora que tinha como um filho, mas sempre fiel a suas idéias não conseguiu continuar na produtora.

Tezuka então, ficou um tempo sem trabalhar com animações e se dedicou aos mangás, porém, mesmo com mangás de grande sucesso se atolou em dívidas e se mudou em 1974.  Aos 30 anos de carreira seu gosto por animações havia diminuído bastante, porém sua obra em mangá, que voltara a fazer sucesso com  Black Jack e outras obras menos famosas no ocidente, continuava firme.

Apesar de Tezuka está longe dos animes, na segunda metade dos anos 60, o sucesso de Black Jack, o garantiu a este título diversas animações inclusive filmes. Em 1978, após uma série de viagens pelo mundo, a paixão pela animação voltou com muito mais impacto e então começou a história das animações da  Tezuka Production. Neste mesmo ano o diretor Kon Ichikawa produziu o filme  “Hi no Tori – Reimei Hen” , um dos muitos filmes baseados no mangá mais longo de Tezuka, Hi no Tori (Phoenix).  As cenas de animação destre trabalho foram todas dirigidas por Tezuka.  Simultaneamente ele produziu o especial para tv, Bander Book, que foi feito para comemorar os  25 anos da tv Japonesa.

No fim dos anos 70 Tezuka começou a produção do longa “Hi no Tori 2772″ com roteiro diferente da história em mangá, esse filme unia o amor de Tezuka pelas animações, pelos mangás e por Sci-Fi. A Tezuka prod. passou o começo dos anos 80 produzindo diveros filmes de animação, animações para tv e animações experimentais. Se tornara um produtora de renome, paralelo a isso o trabalho de Tezuka continuava cada vez mais em evidência fora do Japão, mas também começava os problemas de saúde devido ao trabalho exaustivo.

No começo dos anos 80 Tezuka produziu a animação Lion Books com 26 episódios e um conteúdo um pouco mais intelectual, ele mostrava novamente a sua genialidade e seu amor pelas animações.
Tezuka teve um problema com um cálculo biliar, mas após o tratamento voltou a trabalhar, não como antes, mas ainda com grande ritmo. O trabalho com animações e mangá continuou e as premiações e eventos homenageando o mestre só aumentavam dentro e fora do Japão. Chegou  a receber a medalha honorária de cidadão de Tokyo, o primeiro literário ou cartunista a ter esta honrraria.

Tezuka trabalhou em animações e em mangás até os seus últimos dias de vida dando instrunções a seus assitentes e aos animadores da Tezuka Prod. da cama do hospital.

No dia 09 de fevereiro de 1989 Osamu Tezuka morreu com pouco menos de 61 anos. Tezuka deixou um legado que será lembrado por muitas gerações de fãs de animação e de mangá. Ele foi um homem que sempre acreditou que o mundo podia melhorar e que as crianças fariam do futuro um lugar onde as pessoas não iriam ser julgadas por suas diferenças de cor, religião ou  de pensamento, mas pelos seus atos. Um mundo onde as pessoas iriam respeitar umas as outras, iriam respeitar os animais, o meio ambiente e todo tipo de forma de vida.

Sei que isso momentaneamente se tornou um post sobre Osamu Tezuka, mas não tem como deixar de citar seu nome em um post sobre a história do anime e mangá. E também serve pra mostrar o um pouco mais sobre aquele que todos os internautas homenageiam todo ano no dia 17 de Dezembro, no Tezuka Day. Mas agora voltando ao assunto principal do post...[Aqui vai um pedacinho do texto original]
"Segundo Alexandre Nagado, "[...] em 1967 surge o primeiro anime com grande projeção fora do Japão, Speed Racer (Mahha Go Go Go, 1967), que apesar de produção pobre, se destacava por ângulos de cena inovadores e muita criatividade nas histórias. Não por acaso, virou sucesso no mundo inteiro e até hoje é muito cultuado. Neste ano estrearam 14 séries, sem contar os desenhos que já estavam em produção anteriormente. Dentre os clássicos daquele ano, A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi) e Fantomas (Ogon Batto) marcaram época também por suas trilhas sonoras de nível cinematográfico. No cinema, o número de produções era menor (apenas quatro em 1967), mas foi aumentando aos poucos.

Na década de 1970, houve uma grande explosão de títulos. Além de animes para crianças pequenas (Kodomo) e outros para meninas (Shoujo), ocorreu também uma grande febre de desenhos com robôs gigantes (Mecha), graças ao sucesso de Mazinger Z (1972), criação do desenhista Go Nagai e grande sucesso entre o público infanto-juvenil. Com diversos títulos para serem vistos na televisão em episódios semanais, muitos sendo exportados para outros países e com algumas obras sendo lançadas nos cinemas, o animê mostrava que tinha chegado para ficar."
Nos anos 70, os studios Tatsunoko, criadores de Speed Racer, criaram um título chamado Gatchaman, que no Ocidente foi chamado de Battle of the Planets, que fez sucesso, assim como o próprio Speed Racer, e foi um dos animes de grande successo no mundo.

Alguns dos animes mais conhecidos atualmente[não faço ideia de quando exatamente é esse texto...] são: Pokémon, Yu-Gi-Oh!, One Piece, Tokyo Mew Mew, Sailor Moon, Dragon Ball Z, Naruto, Bleach, InuYasha, Cavaleiros do Zodiaco ou Saint Seiya, Sakura Card Captors, Digimon, Shaman King, Elfen Lied, Evangelion, Death Note, Yu Yu Hakusho, Samurai X e Speed Racer."

Características típicas de anime e mangá

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance, enfim, é bastante comum, mesmo nas produções infantis, se encontrar situações de humor adultas.

Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homosexual ou lésbica. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais com heteros. Mas fora deste contexto, como aqui no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens(o que torna o anime de certa forma chato de se assistir, pois o mudam tanto que não se reconhece mais este).

Em muitas produções podemos conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos. Alguns exemplos seriam:
  • Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento.
  • Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade[em Konjiki no Gash Bell se nota bastante isso]. 
  • Diminuição súbita do personagem representando vergonha.
  • Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.


 Design dos Personagens
  


  • Os olhos: geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, como vermelhos, rosa, laranja, roxos, dourados ou simplesmente uma bolinha preta sob fundo branco. Essa técnica foi introduzida por Osamu Tezuka, para que, desta forma, pudesse conferir mais emoção aos seus personagens. São considerados uma das partes fundamentais e mais expressivas de um personagem, pois os olhos podem tomar várias formas e feitios, de modo a expressar o humor e a personalidade do personagem. Uma das características mais conhecidas do desenho japonês é o tamanho dos olhos. A razão mais provável dessa característica é a influência de desenhos antigos da Disney, e a crença japonesa de que "os olhos são a janela da alma".
  • O cabelo: há de todas as formas, tamanhos, volumes e penteados, sempre cheios de fitas, lacinhos e afins, e, claro, cores, que vão desde o rosa, ao vermelho, ao azul, verde e roxo. Existem séries que optam também por cores "reais", como castanho, loiro, ruivo. Os garotos, geralmente, possuem cabelos "espetados"; há também muitos personagens masculinos de cabelos compridos, quase sempre com franja.
  • O corpo : na maioria das vezes, escultural, às vezes até demasiado escultural, e cheio de pormenores.(ou magro demais como alguns animes e mangás da CLAMP)
  • As roupas: sempre muito coloridas e com design cheio de imaginação. Muitos mostram um personagem sempre usando a mesma roupa, pois esse é um modo de caracterizá-lo. É também muito comum a utilização dos trajes tradicionais japoneses, como quimonos, independentemente do tipo de história.
  • A personalidade: os personagens costumam ter personalidades muito bem elaboradas, ricas, cheias com as mais diferentes e variadas características, independentemente de cada situação e personagem. 
  • A voz: também é um elemento muito importante numa personagem. Estas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores (ou seiyu) são alvos da admiração de muitos fãs.
Tipos de Animes


Gêneros
  • Série de televisão: transmitido pela televisão aberta ou paga, e geralmente, com o fim da série há o lançamento do DVD ou VHS. Comparado com filmes e OVAs a qualidade da imagem pode ser muitas vezes menor por ter um orçamento distribuído em um grande número de episódios. Muitos títulos apresentam 13 ou 26 episódios com duração de 23 minutos. Na maioria das vezes, possuem créditos iniciais, créditos finais e cenas curtas que anunciam o início e o fim do intervalo comercial.
  • Filme: exibidos em cinemas e, mais tarde, lançados em DVD, ou, em alguns casos, em canais pagos. Geralmente apresentam a qualidade de vídeo e o orçamento mais alto. Muitos animes são unicamente lançados em filmes. No entanto, há casos em que os filmes são na verdade uma edição minimizada da série de televisão.
  • OVA ou OAV: sigla de Original Video Animation é o anime produzido para ser vendido em DVD e VHS e não para ser exibido na tevê como uma série. Assim como filme, depois de algum tempo, o OVA pode passar em canal fechado também. Normalmente são mais curtos que os filmes e possuem mais de um episódio.

Há vários termos japoneses que definem gêneros tanto do anime como do mangá:
  • Shoujo: são voltados para um público feminino jovem.
  • Mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.
  • Shounen: são voltados para um público masculino jovem.
  • Seinen: animes voltados para adultos e adolescentes masculinos.
  • Josei: animes voltados para adultos e adolescentes femininos.
  • Kodomo: japonês para "criança", são voltados para crianças menores.
  • Mecha: animes caracterizados por robôs gigantes.
  • Ecchi: japonês para "indecente". O nome origina-se da leitura da letra H em inglês. Contém humor sexual bem moderado.
  • Hentai: japonês para "tarado" ou "pervertido", usado para descrever animes pornográficos. No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Ero.
  • Kemono (animais)
  • Futanari (hermafroditas)
  • Rorikon (crianças - adolescentes femininos)
  • Shotakon (crianças - adolescentes masculinos)
  • Yaoi (homossexualidade masculina)
  • Shounen-ai: romance entre personagens masculinos.
  • Yuri (homossexualidade feminina)
  • Shoujo-ai: romance entre personagens femininos.
  • Ero (adultos): no oriente Ero é conhecido como Hentai, assim Hentai é conhecido Ero.
Os seguintes não são gêneros propriamente ditos, mas característica bastante presente em tais desenhos:
  • Bishounen: japonês para "garoto bonito", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.
  • Bishoujo: japonês para "garota bonita", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.
Outros gêneros paralelos aos ocidentais são: aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror.

Espero que tenham gostado do post, se quiserem saber mais alguma coisa os links das fontes estão abaixo ^^.

Fontes: 

  • WIKIPÉDIA[ ¬¬' ]



Nenhum comentário:

Postar um comentário