terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre culinária japonesa


Tem gente com mania de dizer que japonês só come peixe crú, e por isso foge de todo restaurante de comida japonesa que vê por aí, mas claro apesar do peixe estar bastante presente na dieta dos japoneses, diferente do que muitos pensam, não se resume a apenas isso.



Quando vamos falar de culinária japonesa, o que lembramos mais rapidamente, é apenas o que mais ouvimos falar, os sushis e sashimis, mas existe uma enorme quantidade de pratos, que são de natureza totalmente diferente destes nossos conhecidos, assim como existem semelhantes, todos presentes no dia - à - dia dos japoneses.

A culinária japonesa é reconhecida internacionalmente como uma culinária rica e saudável, e a sua versão caseira é vista atualmente como a versão oriental da cozinha de bistrô francesa. O conceito de ambas é similar: priorizam-se os ingredientes frescos e o preparo lento de pratos honestos, ricos em sabor, feitos em quantidades limitadas. São gostos e aromas que remetem à infância, a ambientes familiares e reuniões de amigos em casa.

A culinária japonesa, assim como a de muitos outros países, tem forte influência regional em suas receitas, sendo as regiões que mais deixam suas marcas na culinária japonesa as de Kantõ (significa a Leste do portal) e Kansai (significa a Oeste do portal). Kantõ, consiste em uma das regiões mais populosas do Japão, e mais industrialmente desenvolvidas, tendo em seu arco de cidades: Tóquio, Yokohama e Kawasaki, uma região que se caracteriza por uma intensa vida urbana, gostos burgueses, e marcada pela preferência de sabores fortes e marcantes, usando com frequência ingredientes de origem estrangeira como por exemplo a manteiga. Já região  de Kansai, não tem fronteiras muito bem definidas, e compreende as cidades de Osaka, Kobe e Kyoto (antiga sede da corte imperial por mil e duzentos anos), também tendo forte influência da estética zen - budista e pelos gostos da aristocracia, é uma região que prioriza os sabores naturais dos ingredientes, que normalmente evita temperos em excesso e gordura, com pratos leves e de bela apresentação, os caldos e consomês são claros e sutis no sabor, assim tratando - se da culinária tradicionalista.

Hoje em dia, já existem lugares que vendem comida japonesa, e que vendem ingredientes específicos para o seu preparo, aqui no Brasil, considerando a cidade de São Paulo, onde existem maior quantidade de imigrantes asiáticos é onde se encontra maior variedade de ingredientes. Aqui constam algumas imagens de  receitas japonesas que encontrei:

Bo-Zushi Bolinho de Camarão com Nirá Cogumelos na manteiga (shitake no batayaki)
Ebi Sakamushi - Camarão no Vapor com Saquê Robalo Glaceado com Missô e Mel Yakitori Hasami

E claro, para concluir, em animes também são mostradas algumas receitas japonesas diferentes do que estamos acostumados a ouvir, segue algumas imagens:



                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário