terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Origami

Sendo o origami uma espécie de dobradura em papel podemos partir do princípio: o surgimento do papel. Tem - se que no ano 105 A.C. o administrador no palácio do imperador chinês iniciou uma experimentação na qual ele misturava cascas de árvores, panos e redes de pesca com o objetivo de substituir a seda que era utilizada para escrever, um dos resultados desses experimentos foi o surgimento do papel. De início, o império manteve segredo sobre as técnicas de fabricação do papel, porém, no século VI graças ao intermédio de monges budistas chineses tais técnicas chegaram ao Japão e cerca de um século depois Árabes também souberam do devido passo - à - passo para criação do papel. Já na Europa as técnicas de fabricação do papel chegaram somente no século XII e dois séculos mais tarde já eram conhecidas em todos os reinos cristãos.

A qualidade do papel era algo variável, em maioria era grosso e frágil o que dificultava as dobras com exceção da China e Japão onde desde de o princípio era possível dobrá - lo.


Visto uma leve introdução sobre o surgimento do papel, acredito que possamos passar a questão da história do origami.
               Ori                           Kami
               


A palavra japonesa Origami é composta por dois caracteres: Ori, que deriva do kanji que representa mão e carrega o significado "dobrar" e Kami, que deriva do kanji representativo da seda e significa papel, a mesma palavra "Kami" pode significar também espírito e Deus.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo o Tsuru (cegonha ou garça) simboliza felicidade, boa sorte e saúde, já o sapo significa amor e felicidade, e assim por diante dependendo da figura. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas. Estes, porém, eram a mistura de origami com kirigami (arte de formar figuras através de recortes de papéis), eram confeccionados com papéis manufaturados unicamente para o uso dos sacerdotes xintoístas. Com a intenção de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel, os sacerdotes xintoístas passaram a pregar regras rígidas para a arte do origami como, por exemplo, não cortar ou colar as folhas.

A história do Origami divide - se em três grandes períodos. O primeiro período, chamado de Heian ocorrido aproximadamente de 794 à 1185, mostrava a presença do origami como um divertimento para as classes mais altas, aquelas que podiam comprar papel pois neste período era um artigo um tanto caro, outras classes não possuíam acesso.

Alguns modelos em Origami foram introduzidos nas cerimónias religiosas (Shinto), ou até mesmo nos casamentos os quais eram comemorados com copos de saquê (vinho tinto) dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e o noivo, usando borboletas fêmea e macho como simbolismo de união.

Já em meio aos guerreiros Samurai, o origami se fazia presente quando estes trocavam presentes entre si, sendo estes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque, de várias formas, seguros com faixas de carne seca. O origami também aparecia em cerimônias de chá, nas quais seus mestres recebiam diplomas dobrados de forma especial, diplomas os quais, depois de abertos uma vez, não retornavam a sua forma sem que fossem feitas outras dobras no papel. Acredito que por ser baseado nesse fato que hoje em dia ainda é utilizada a expressão "Origami Tsuki", que significa "certificado" e ou "garantia" como um termo referente a um selo de qualidade e assim conferindo autenticidade a documentos de valor.

O segundo período, denominado Muromachi por volta dos anos 1338 à 1576 o papel tornou-se mais acessível, possibilitando assim que o Origami se fizesse presente em diversas classes sociais, e sendo até mesmo usado para distinguí - las de acordo com os adornos feitos deste que estas utilizavam. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e apenas as dobraduras mais simples eram trabalhadas. Somente mais a frente, no período Tokugawa que perdurou entre 1603 e 1867, iria ocorrer algo como uma "democratização" do origami, sendo também neste período que surgem os primeiros livros sobre, como por exemplo o livro tido como primeiro com instruções, surgido em 1797 de título Sembanzuru Oricata sua tradução significa "como dobrar mil tsurus".
O livro “Kan no Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, sendo o marco do crescimento do Origami como atividade recreativa no Japão. Até metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos pelo alto custo do papel, porém, em 1876, o origami passou a ser ensinado nas escolas, fazendo parte da educação dos japoneses.

A arte de dobrar papel não se limitou ao Japão, muçulmanos a praticaram com fins para estudos matemáticos e astronômicos pois a criação de figuras é contra princípios do Islão, e de alguma maneira fizeram com que chegasse a Espanha. Já os árabes preferiram insvetigar maneiras diferentes de dobrar um quadrado e explorar diversas formas de cobrir as paredes de Alhambra com "tressellacions", e tendo também aplicado seus avançados conhecimentos de trigonometria para o mapeamento de estrelas. Após a expulsão do árabes da Península Ibérica, pela inquisição, espanhóis praticaram esta arte denominando - a de Papiroflexia.

Atualmente se tem como "pai" do origami moderno o Japonês Akira Yoshizawa, pois é a ele que se deve a atual simbologia de instruções de como dobrar os modelos tidos no Sistema Yoshizawa - Randlett de 1956. Tal sistema é considerado a contribuição mais importante para o Origami desde a invenção do papel por permitir a difusão internacional de vários modelos. O próprio Yoshizawa considera Origami como uma filosofia de vida.

Atualmente, pessoas de todo lugar se dedicam a fazer Origami e de diversas maneiras, estas variando entre o desenvolvimento de figuras cada vez mais complexas tais como usá - lo para o estudo matemático. Os japoneses o usam hoje em dia para auxiliar em seu Projeto Espacial.

Tsuru

O Tsuru e ou Garça é considerado o ícone do Origami japonês, dizem que representa boa sorte, felicidade e saúde. A principio, tal origami tinha apenas função decorativa, muitas vezes colocado em quartos de crianças para distraí - las, porém mais a frente seu uso foi ampliado, sendo também associado a orações e oferecidos em templos junto a estas para que se fosse pedida proteção. 

Nos dias atuais, em festas de ano novo, casamento, nascimento dentre outras comemorações festivas sua figura se faz presente em enfeites e ou embalagens de presentes.

A história de Sadako, a lenda dos 1000 Tsurus

Após a destruição de Hiroshima em 1945, os sobreviventes ao caso sofriam as consequências do acontecido, surgiam muitas doenças frente ao efeito da bomba atômica. 

Sadako Sasaki que possuia dois anos no dia da explosão sentiu tais efeitos aos 12 anos de idade, com o diagnóstico de leucemia. Quando estava no hospital um de seus amigos a levou alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro, um Tsuru, e disse que tal pássaro á sagrado no Japão, vive 1000 anos e teria o poder de conceder desejos. Que se alguém dobrasse 1000 Tsurus e repetir seu pedido a cada um deles este será atendido.

Sadako começou a dobrar Tsurus e pedir para se curar, mas sua doença ia se agravando a cada dia, então Sadako começou a pedir pela paz mundial, esta dobrou 964 Tsurus até o dia 25 de Outubro de 1955, o dia em que morreu, os restantes foram dobrados por seus amigos até seu funeral, porém, o desejo deles era mais amplo, um pedido que beneficiace a todas as crianças prestes a morrer por causa dos efeitos da explosão da bomba atômica. Estes formaram um clube e começaram a angariar fundos para um monumento, para tal houve contribuição de estudantes de mais de 3000 escolas do Japão e de outros 9 países, assim conseguindo que o monumento fosse inaugurado em 5 de Maio de 1958, denominado: O Monumento das Crianças à Paz, localizado no Parque da Paz de Hiroshima.

Desde então, todos os anos no dia 6 de agosto, Dia da Paz, são enviados Tsurus de papel vin dos de todo lugar para o parque. As crianças desejavam espalhar pelo mundo as palavras esculpidas na base do monumento: 

"Este é o nosso Grito
Esta é a nossa oração:
Paz no mundo
Sadako, onde você estiver saiba que a sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, e esperamos também que seja cumprida".

Origami e Matemática

Todo mundo já dobrou uma folha de papel, sendo por diversão, por precisar anotar algo, bilhetes de amigo secreto, coisas sem fins necessariamente sérios, por isso é natural pensar que não são muitos os que fazem isso pensando em princípios matemáticos por exemplo. Mas a dobradura no geral, pode auxiliar no ensino da matemática básica, no que diz respeito a geometria, quando o aluno descreve a forma que obteve através das dobras, vendo os vincos formados podem ser estudados retas, ângulos simetrias e figuras geométricas. Na confecção de diversas formas podem ser percebidos conceitos de tamanho, forma e medida, tudo de uma forma divertida e simples de compreender.

Além de tornar o ensino da matemática mais divertido e menos massante, a prática em grupo permite o debate de ideias, esclarecimentos de conceitos e desenvolvimento de dinâmicas individuais e coletivas, tais atividades somam a autonomia e a responsabilidade do aluno, além de auxiliarem no desenvolvimento da criatividade, concentração e persistência, capacidades muito importantes no campo matemático.



[POSTAGEM AINDA SOBRE REVISÃO!!!!!!]



Borboleta:





Dragão:
(começa dobrando o papel ao meio, marcando bem, abrindo e dobrando ao meio novamente na outra direção)



Dragão 2:


Gato:
(na imagem parece mais um cachorro do que um gato...)
Morcego:

Papai Noel:
Peixe:
Pikachu:























Pingüim:

Tsuru (Garça): 
(2 imagens diferentes para que seja mais fácil identificar)


É só isso gente, divirtam - se!

Fontes:



4 comentários:

  1. show, sou muito fã de origami ;)

    ResponderExcluir
  2. origami é mt bom, á relalmente show

    ResponderExcluir
  3. Esse site tem muitos origamis legais, pra quem gostou desse site também entre nesse:
    https://m.facebook.com/euamorigami?__user=100003743062123

    ResponderExcluir
  4. não gostei, muito mal detalhado

    ResponderExcluir